quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Três sugestões para montar a sua horta e um calendário de plantio

Hortinhas domésticas estão em alta. “Cozinhar tornou-se um programa divertido. Mais ainda se você puder temperar os pratos com ervas do quintal”, diz a empresária Erlana Castro, diretora da Biofert, fabricante mineira de fertilizantes. Para montar um cantinho verde, são necessários um local ensolarado, alguns vasos e, claro, disposição. “É preciso regar, adubar, controlar pragas... É como ter um bichinho de estimação. Dá trabalho, mas vale a pena”, afirma o agrônomo Laurent Serrigny, dono da Horta em Casa. Aprenda a montar um canto na varanda só para cuidar das plantas.

Eliana Medina e Rosele Martins
Fotos: Célia Mari Weiss
Confira também um calendário de plantio para saber o que cultivar em cada época do ano



Arco-íris na janela
O apartamento pequeno não impediu o morador, que adora preparar receitas para a mulher e os filhos, de ter hortaliças à mão. “Aproveitei o único espaço possível: a janela da cozinha”, revela o arquiteto Neto Porpino, de São Paulo, autor do projeto. Ele encaixou uma chapa de vidro incolor 10 mm de 1,78 x 0,15 m (Golden Glass) em dois suportes metálicos e sobre ela dispôs oito vasos em cachepôs de plástico colorido (Albano). Como a esquadria é do tipo máximo-ar, as plantas não atrapalham o abre e fecha.

Para fazer igual
- Em apartamentos ou casas sem pátio, eleja a sacada ou qualquer local protegido de ventos e onde incida sol pelo menos três horas por dia.
- Além de vasos e floreiras, vale usar caixas de madeira ou latas, desde que tenham no mínimo 0,20 m de altura.
- Faça um ou mais furos no fundo (dependendo do tamanho do recipiente) e cubra com pedriscos ou argila expandida, seguidos de manta de drenagem. Então acrescente a terra, que assim não ficará encharcada.


Corredor perfumado
O gosto pelas plantas a economista Eliana Tempesta herdou da mãe. A ideia de dispor a horta no corredor lateral da casa em Santana de Parnaíba, SP, veio de um livro. “Li Sob o Sol da Toscana, no qual a protagonista alcançava os temperos assim, pela janela da cozinha, e fiquei encantada”, conta. Ela e o marido, o engenheiro Paulo Tempesta, cultivam salsa, cebolinha, orégano, endro, tomilho e até alface em floreiras fixadas na parede. Vasos com alecrim, pimenta e manjericão completam a seleção aromática. 
Para fazer igual
 
- Suportes metálicos prendem ao muro as duas floreiras de fibrocimento sem amianto (1,10 x 0,25 x 0,25 m cada uma).
- Como ocupa pouco espaço, a solução também vale para apartamentos.
- A mistura de terra e húmus foi colocada diretamente dentro das floreiras.
- A frequência de rega varia conforme a exposição a sol e vento, entre outros fatores. Cheque a umidade da terra e molhe (o solo, não as folhas) quando estiver seca.



 


 

Programa de família
Desde a criação da horta, os fins de semana passados na casa de campo no interior paulista ganharam um sabor especial. “Minha maior alegria é ver as crianças colherem verduras e legumes direto da terra, lavarem e comerem ali mesmo”, fala a proprietária, mãe de quatro filhos. Ela e o marido optaram pela produção orgânica – na área de 80 m² localizada junto à moradia projetada pelo arquiteto Gui Mattos, não entra adubo químico. “Reservamos espaço para uma composteira”, diz a moça.

Para fazer igual

- Os canteiros devem ter pelo menos 1 m de largura cada um e 0,50 m entre eles para a circulação, ensina Silvia Jeha, da Sabor de Fazenda.
- Barre a entrada de animais com uma cerca. Aqui, ela é de toras de eucalipto.
- Algumas espécies podem ser semeadas direto no canteiro. Outras pedem cultivo prévio em uma sementeira e o transplante da muda. Consulte um especialista para fazer o plantio correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário