quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ARQUITETURA

Mostra traça panorama da arquitetura japonesa contemporânea

Exposição abriu no dia 30 em Belém e passará por Manaus e São Paulo até o fim do ano.

Por Cristiane Komesu
Fotografias, maquetes e origamis compõem a exposição “Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006”, que acontece no Museu de Arte de Belém, depois de passar por países como Irã, França, Alemanha, Itália, México e Canadá. Desde abril no Brasil, a mostra que começou em Porto Alegre, ainda passará por Manaus e São Paulo até dezembro.
Ao todo são 124 obras, divididas em quatro ciclos: Cidade – o centro e a periferia; Vida – do nascimento ao funeral; Cultura - o meio ambiente, a informação e as artes; e Moradia - adaptação ou afastamento. O objetivo é fazer um registro fiel da produção arquitetônica do Japão num período de 10 anos, durante o qual gerou novas formas de valor, através de aperfeiçoamento do design adaptado à evolução das exigências dos tempos. Entre os trabalhos apresentados, estão obras do escritório SANAA, de Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, vencedor do Premio Pritzker 2010, além de grandes nomes da arquitetura mundial, como Jun Aoki, Yoshio Taniguchi, Toyo Ito e Tomoyuki Utsumi. Na galeria abaixo, você pode conhecer alguns dos projetos em exposição, construídos no Japão ou realizados no exterior por arquitetos japoneses. Mais novidades do setor você acompanha no nosso canal Arquitetura.
Parallel Nippon – Arquitetura Contemporânea Japonesa 1996-2006
Onde: Museu de Arte de Belém
Quando: de 30 de setembro a 20 de outubro de 2010
Informações:               (91) 3242-3344         (91) 3242-3344

Sendai Médiatheque, por Tokyo Ito & Associates, Architects. Sendai, Província de Miyagi, Japão, 2000.
Foto: Shinkenchiku-Sha (Japan Architect vol.65 "Parallel Nippon").


Unidade Kansai-Kan da Biblioteca da Dieta Nacional, por Fumio Toki / Fumio Toki Associates. Seika, Kyoto, Japão, 2002. Foto: Shinkenchiku-Sha (Japan Architect vol.65 "Parallel Nippon").

Layer House, por Hiroaki Ohtani. Kobe, Província de Hyogo, Japão, 2003.
Foto: Kohji Okamoto.

Maison Hermes, por Renzo Piano Building Workshop; Rena Dumas Architecture Interiéure; Arup; Takenaka Corporation. Chuo, Tóquio, Japão, 2001.
Foto: Shinkenchiku-Sha.

Museu de Arte Contemporânea do Século 21 de Kanazawa, por Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa/ SANAA. Kanazawa, Província de Ishikawa, Japão, 2004.
Foto: SANAA

House SA, por Kazunari Sakamoto Architectural Laboratory. Kawasaki, Província de Kanagawa, Japão, 1999.
Foto: Takashi Honma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário